Cada personagem pode ter habilidades especiais diferentes, de acordo com a sua profissão. Cada player pode atribuir duas habilidades especiais ao seu personagem, que será julgada coerente pelos avaliadores de fichas.
[Habilidades especiais]
As habilidades especiais servirão para diminuir a dificuldade de uma ação com relação a atributos dessas habilidades ou acrescentar pontos nos testes de ação, em alguns casos. Ao realizar alguma ação que envolva sua habilidade especial o narrador determinará quais atributos estarão envolvidos.
Abaixo você tem a descrição de todas as habilidades especiais disponíveis. O player tem a opção de criar uma habilidade especial nova desde que bem especificada e avaliada pelos avaliadores de fichas.
Ousadia (+1d em testes de sobrevivência + destreza, em momentos de adrenalina)
Para alguém acostumado à guerra, o perigo pode ser um vício. Você vive no fronte ou nos grupos rebeldes, e o risco de morte é um verdadeiro combustível.
Utilizado por: Rebeldes, guerrilheiros, militares, entre outros.
Proteger ( +1d em testes de liderança + carisma, em momentos de perigo iminente e dificuldade -2 em ações de heroísmo)
Você faz parte de um código de conduta, dedicado a proteger os que o cercam.
Utilizado por: Policiais, guardas municipais, entre outros.
Rato das Ruas (+1d em testes de furtividade + percepção)
Nos lugares mais sujos e nos becos mais escuros...Você está em casa.
Utilizado por: Ladrões, traficantes, mendigos, entre outros.
Despistar (+1d em testes de percepção + furtividade e dificuldade -1 nessa ação)
Você é quase um ninja, não deixa rastros.
Utilizado por: Marginais, patrulheiros, entre outros.
Fuga (+1d teste de raciocínio + prontidão, para testes que envolvam fuga)
Quando a situação é desesperadora, você consegue providenciar uma retirada estratégica.
Utilizado por: Ladrões, arrombadores, entre outros.
Camuflagem (dificuldade -1 em ações de esconder-se, dificuldade +1 em ações para localizá-lo)
Você é conhecedor da arte de se esconder e esconder seu refúgio usando artifícios visuais.
Utilizado por: Militares, loucos, caçadores, paparazzis, entre outros.
Briga de Rua (dificuldade -1 em ações de lutas corporais)
Em combate, você usa de qualquer método para vencer, desde jogar areia no olho a arremessar uma garrafa de cerveja. Você não sabe o que é jogo limpo em uma luta.
Utilizado por: Marginais, gangsters, pitboys entre outros.
Artes Marciais (definir um estilo) (dificuldade -1 em ações de lutas corporais)
Você conhece muito bem um estilo de luta marcial e a utiliza em combate, inclusive respeitando os códigos de honra da luta.
Utilizado por: Mestres de luta, lutadores, entre outros.
Escalar (dificuldade -2 em ações de escalada)
Você é quase um homem-aranha da vida real. Alcança os mais altos lugares.
Utilizado por: Esportistas, bombeiros, entre outros.
Resgate (dificuldade -1 em ações de resgate)
Em missões de busca e resgate você é a pessoa escolhida para coordenar. Você é capaz de usar os recursos disponíveis ao seu redor para criar mecanismos para facilitar um resgate.
Utilizado por: Bombeiros, socorristas, entre outros.
Rastrear (dificuldade -1 em ações de buscas)
Ninguém pode esconder nada de você. Seu senso de localizar coisas e pessoas é impressionante.
Utilizado por: Policiais, investigadores, caçadores, escoteiros, entre outros.
Mapear (dificuldade -1 em ações que envolvam mapeamentos)
Você raramente se perde. Possui uma capacidade estratégica de criar mapas mentais de locais onde você já esteve e reproduzi-los no papel.
Utilizado por: Militares, Geógrafos, caçadores, entre outros.
Fitoterapia (dificuldade -1 em ações para localizar plantas medicinais)
Você é capaz de transformar o extrato de uma planta em remédio ou veneno, pois conhece suas propriedades.
Utilizado por: Curandeiros, Médicos, Biólogos, Botânicos, Farmacêuticos, andarilhos, entre outros.
Diagnóstico (dificuldade -1 em ações de diagnose)
Você é quase um Dr. Gregory House. Se a pessoa estiver passando mal, só de olhar para ela você saberá se está com Lupus ou não. Você pode dar diagnósticos e escolher os tratamentos para as mais diversas enfermidades.
Utilizado por: Médicos, residentes, entre outros.
Cirurgião (dificuldade -2 em ações de atos cirúrgicos)
Linha, agulha, pinça e uma faca, e você já está preparado para realizar uma operação de apêndice. Você é capaz de se virar com o que tiver a disposição para realizar operações simples, e com os equipamentos adequados até as mais complexas, e você sabe onde encontrá-los.
Exclusivamente para médicos.
Armas Leves (dificuldade -1 em ações de tiro com armas pequenas)
Perito em armas de baixo calibre, você domina a arte de atirar com armas pequenas, tais como pistolas, beretas, colts, sub-metralhadoras etc. Mas não invente de usar uma arma grande.
Utilizado por: Policiais, ladrões, seguranças, entre outros.
Armas Pesadas (dificuldade -1 em ações de tiro com armas pesadas)
Se a arma for uma AK-47 você manda bem, mas se for uma Glock você é uma negação. Perito em armas de grande calibre tais como Escopetas, Metralhadoras, Lança-granadas etc. Na real se a arma é de grande empuxo você usa como se fosse brinquedo.
Utilizado por: Militares, traficantes, guerrilheiros, entre outros.
Armas brancas (dificuldade -1 em ações que envolvam a utilização de armas brancas)
Você é um mestre samurai, ou um valoroso guerreiro medieval. Na verdade você manipula com muita destreza qualquer tipo de arma branca, desde um canivete, a uma katana.Você pode utilizar, facas, machados, adagas, arcos e flechas, bestas etc.
Utilizado por: Cozinheiros, lenhadores, esportistas, caçadores, entre outros.
Perito em bombas (dificuldade -1 em ações que envolvam construção e utilização de bombas – só você sabe fazer isso)
Se a missão é explodir um quarteirão todo, você é o mais recomendado para fazer isso. Você conhece as características de quase todos os tipos de bombas, como estamos em período de escassez você é capaz de construir bombas a partir de pólvoras de balas, e com os elementos certos é capaz de fazer nitroglicerina.
Utilizado por: Policiais Federais, militares, químicos, entre outros.
Sniper (dificuldade -2 em ações que envolvam tiros com sniper – só você sabe fazer isso)
Sua mira é impecável. Você consegue matar alguém a centenas de metros de distância, claro desde que esteja com arma certa.
Utilizado por: Militares, atiradores de elite, entre outros.
Rei das gambiarras (dificuldade -2 em ações de criações de objetos)
O termo jeitinho brasileiro foi criado pensando em você. É quase um McGyver. Você é capaz de fazer desde uma arma artesanal, até um forte para se proteger.
Utilizado por: engenheiros, carpinteiros, pedreiros, inventores, entre outros.
Destrancar fechaduras (dificuldade -1 em ações que envolvam arrombamento)
Não há portas nem janelas que te parem. Se você tiver um grampo você é capaz de puxar um carro. Com as ferramentas certas até um cofre é fichinha.
Utilizado por: Ladrões, investigadores, entre outros.
Vigilância (dificuldade -1 em ações que envolvam ficar acordado)
Você pode ficar sem dormir por um bom tempo. Está sempre a postos quando todos os outros descansam. Ao menor sinal de perigo você fica em alerta.
Utilizado por: Seguranças, guardas municipais, vigilantes noturnos, entre outros.