RPG The Walking Dead
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RPG The Walking Dead

Forum de RPG The Walking Dead
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Sistema de Jogo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Jimmy Morris
Staff
Staff
Jimmy Morris


Mensagens : 41
Data de inscrição : 28/10/2012

Ficha
Saldo de XP:
Sistema de Jogo Left_bar_bleue0/0Sistema de Jogo Empty_bar_bleue  (0/0)
Humanidade:
Ganho de XP:

Sistema de Jogo Empty
MensagemAssunto: Sistema de Jogo   Sistema de Jogo Icon_minitimeSex 02 Nov 2012, 5:15 pm

Sobre o RPG
The Walking Dead - RPG é baseado nos HQ’s criados por Robert Kirkman e a série de TV dirigida por Frank Darabont. Porém, há modificações. Afinal o RPG é apenas baseado neste fim! O sistema de jogo adotado no The Walking Dead - RPG é o storyteller criado pela editora White Wolf e utilizada em seus cenários de Mundo das Trevas. O cenário e as fichas do The Walking Dead – RPG são baseados no Mundo das Trevas que carregam o tema de horror gótico como principal característica.

Cenário
Ninguém sabe como aconteceu, mas de repente o mundo estava tomado por zumbis. No início as imagens vinham de todos os lugares e imaginava-se que não passasse de pegadinha. Mas logo o vírus começou a se espalhar e essa teoria foi por terra. As autoridades acreditavam ser possível de controlar o surto e mantê-los restrito a alguns lugares, mas as tentativas foram frustradas. Nenhum local mais era seguro o suficiente. As pessoas começaram a enlouquecer. Muitas se mataram antes de serem pegas, outras tentam se esconder, mas algumas ainda lutam e formaram grupos de resistência. O ano é 2003 e agora esse é o mundo em que vivemos.
Infelizmente todas as pessoas estão infectadas, mas ao que parece o vírus só se manifesta quando as pessoas são mortas, não levando mais do que um minuto para que isso aconteça, ou quando são mordidas e/ou arranhadas por mortos-vivos, nesses casos não tendo mais do que 48 horas de vida, a não ser que seja alguma área amputável. Independente de como a pessoa morreu, a única forma de se evitar a transformação é estraçalhando o cérebro, seja com um tiro na cabeça, seja cortando a mesma com um machado.

Sistema de jogo
Sistema de jogo
Como dito o sistema de jogo de TWD – RPG é o Storyteller. O sistema Storyteller enfatiza a criação de histórias como prioridade. Os jogadores e o Narrador desenvolvem histórias com os personagens desenvolvidos, com um diferencial: Os personagens devem já ter uma história pronta antes do jogo começar (O Prelúdio). Para começar, os jogadores precisam desempenhar ações durante o jogo. Essas ações podem ser puramente interpretativas, todavia, pode se realizar testes.

Testes
Os testes no sistema Storyteller são feitos comparando pontos e dados. Cada ponto em uma característica equivale ao um d10 (dado de 10 lados) a ser jogado. Assim, por exemplo, um jogador com 3 pontos no atributo Força tem 3 dados para jogar com seu personagem em ações que envolvam força física. Normalmente uma jogada envolve a soma de características. Essa soma é feita de um Atributo com uma Habilidade. Ex: Para utilizar o porte físico para intimidar alguém usa-se, Força + Intimidação. (Força = Atributo Físico, Intimidação = Habilidade Talento).
Assim, usando o exemplo acima, se o jogador têm 3 pontos em Força e 2 em Intimidação, ele pode lançar 5 dados (3 de sua Força e 2 de sua Intimidação). A soma de dados de características distintas gera a chamada parada de dados. A parada de dados é jogada contra uma dificuldade pré-determinada pelo Narrador. Ainda usando o exemplo anterior o jogador jogaria seus 5 dados contra uma dificuldade dita 6 pelo narrador e tira os seguintes resultados: 6, 5, 7, 3, 8 e 3. A dificuldade determina que apenas os resultados iguais ou maiores que 6 serão considerados efetivos na realização da ação, assim temos que três resultados foram válidos (6, 7 e 8 ) que em termos de jogo são chamados sucessos, quanto mais sucessos num teste, mais bem sucedido o mesmo foi. A dificuldade é sempre um número entre 2 e 10 e um resultado 1 sempre subtrai um sucesso de maior numero, mesmo que a quantidade de sucessos fique negativa.

Falhas comuns e Falhas Críticas
A falha comum ocorre quando, num teste qualquer, nenhum dos dados rolados atinge ou passa a difilculdade estabelecida (resultando em nenhum sucesso) ou a quantidade de sucessos obtida é menor do que a exigida pelo narrador, logo o efeito almejado simplesmente não dá certo ou não acontece. A falha crítica ocorre quando além de não obter nenhum sucesso, os mesmos ficam em numero negativo (por consequencia da obtenção de "1" na rolagem). A falha crítica não gera apenas um efeito de não realização da ação, como também um efeito adverso e normalmente catastrófico para aquele que a concebeu. Se no exemplo anterior, o jogador não tivesse obtido nenhum sucesso e ainda tivesse tirado um resultado 1, além de não conseguir intimidar, o narrador poderia dizer que suas calças caíram e todos riram dele.

Características
Os personagens no sistema Storyteller são descritos por suas Características. São divididas em 3 tipos básicos: Atributos, Habilidades e vantagens.

Atributos
Envolvem as características pessoais dos personagens. Aquelas com as quais eles já nascem ou as desenvolvidas durante o crescimento. Os atributos são divididos em 3 tipos: Físicos, Sociais e Mentais.
 Físicos
Caracterizam-se na descrição do porte físico do personagem. São divididas em Força, Destreza e Vigor.
 Sociais
São as características de relacionamento dos personagens com a sociedade. São divididas em Carisma, Manipulação e Aparência.
 Mentais
São as capacidades intelectuais dos personagens. São divididas em Percepção, Inteligência e Raciocínio.

Habilidades
Envolvem todo o aprendizado, habitual e cultural do personagem. Todas as capacidades de ações se desenvolvem pelas habilidades dos personagens. Existem 3 tipos de Habilidades: Talentos,Perícias e Conhecimentos.

Vantagens
No The Walking Dead todos os personagens possuem habilidades especiais que lhe permitem diminuir o nível de dificuldade ou acréscimo de dados em teste de ações. Além disso, possuem virtudes que fazem com que mantenham sua humanidade em tempos difíceis como esses.

Vitalidade
O sistema de vitalidade é usado para determinar quão ferido ou saudável se encontra o personagem. É dividida em sete níveis que mostram o número de dados perdidos em testes por motivo do ferimento, em termos de jogo chama-se essas perdas de Penalidades.
 Escoriado: Sem penalidades.
 Machucado: -1 dado na parada total de dados.
 Ferido: -1 dado na parada total de dados.
 Ferido Gravemente: -2 dados na parada total de dados.
 Espancado: -2 dados na parada total de dados.
 Aleijado: -5 dados na parada de total de dados.
 Incapacitado: Inconsciente/imobilizado: Não pode executar nenhuma ação até que recupere ao menos um ponto de vitalidade.

Dano
Dano é marca da perda de vitalidade de um personagem. Geralmente, são causados pelo atributo Força do agressor, e absorvido pelo Vigor do alvo, (desde que seja feito teste de absorção). Existem 3 tipos de dano que podem ser causados aos personagens. O nível do dano, seja ele contusivo, letal ou agravado é determinado pelo número de sucessos do atacante subtraído do número de sucessos do defensor, se assim for possível.
 Contusivo: Ferimentos causado por socos, chutes, pancadas, cassetetes e martelos. São ferimentos superficiais, que causam menos penalidades que os outros tipos. Pode ser regenerado mais rápido do que qualquer outro tipo de dano, e é absorvível. Não mata se alcançar os 7 níveis. Caso seja, o ferimento precisam ser causados novamente, sendo considerados dano Letal. Representado pela letra C ao lado do nível de vitalidade perdido.
 Letal: Ferimentos que causam sangramento, cortes, queimaduras de 1º e 2º grau, perfurações por armas de fogo e quebra de ossos. Oferecem a penalidade típica apresentada pelos níveis sendo lentamente regenerado. Podem matar se causados 7 níveis de vitalidade. É representada pela letra L ao lado do nível de vitalidade perdido.
 Agravado: Ferimentos graves, mutilações, dilaceramento e queimaduras de 3º Grau constituem essa categoria de dano. É o forte tipo de dano causado, dificultando, e muito, a chance de recuperação de um personagem, sendo a forma mais rápida de matar alguém. Matam se causados 7 níveis de Vitalidade. É representada pela letra A ao lado do nível de vitalidade perdido.

Começando o jogo
Após ler as instruções de como funciona o jogo, você deve ir ao tópico de Inscrição de fichas e ver como criar sua ficha. Depois disso crie sua ficha e poste no espaço correspondente. Sua ficha será avaliada por nossos moderadores especializados nisso. Depois de aprovada a ficha é pedido um teste de interpretação para avaliarmos o seu nível de escrita. Vale lembrar que o RPG é um jogo interpretativo então não fuja dos detalhes, prezamos pela excelência. Após a aprovação do seu teste. Sua ficha será encaminhada para a cidade que você escolheu.
Quando iniciarmos os ciclos de narrações de missões coletivas você deve solicitar sua inscrição na missão através de MP para o narrador responsável no período determinado por ele e postado no tópico correspondente para esse fim. Caso você perca o período de inscrições ou se cadastrar no fórum após o período de inscrição, não se desespere. Ainda existem os modos de quests e as áreas de interação, e dependendo de seu desempenho o narrador pode incluí-lo na crônica.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Sistema de Jogo
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
RPG The Walking Dead :: Sistemas :: Sistemas-
Ir para: