RPG The Walking Dead

Forum de RPG The Walking Dead
 
InícioPortalFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Sistema de Jogo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Jimmy Morris
Staff
Staff
avatar

Mensagens : 41
Data de inscrição : 28/10/2012

Ficha
Saldo de XP:
0/0  (0/0)
Humanidade:
Ganho de XP:

MensagemAssunto: Sistema de Jogo   Sex 02 Nov 2012, 5:15 pm

Sobre o RPG
The Walking Dead - RPG é baseado nos HQ’s criados por Robert Kirkman e a série de TV dirigida por Frank Darabont. Porém, há modificações. Afinal o RPG é apenas baseado neste fim! O sistema de jogo adotado no The Walking Dead - RPG é o storyteller criado pela editora White Wolf e utilizada em seus cenários de Mundo das Trevas. O cenário e as fichas do The Walking Dead – RPG são baseados no Mundo das Trevas que carregam o tema de horror gótico como principal característica.

Cenário
Ninguém sabe como aconteceu, mas de repente o mundo estava tomado por zumbis. No início as imagens vinham de todos os lugares e imaginava-se que não passasse de pegadinha. Mas logo o vírus começou a se espalhar e essa teoria foi por terra. As autoridades acreditavam ser possível de controlar o surto e mantê-los restrito a alguns lugares, mas as tentativas foram frustradas. Nenhum local mais era seguro o suficiente. As pessoas começaram a enlouquecer. Muitas se mataram antes de serem pegas, outras tentam se esconder, mas algumas ainda lutam e formaram grupos de resistência. O ano é 2003 e agora esse é o mundo em que vivemos.
Infelizmente todas as pessoas estão infectadas, mas ao que parece o vírus só se manifesta quando as pessoas são mortas, não levando mais do que um minuto para que isso aconteça, ou quando são mordidas e/ou arranhadas por mortos-vivos, nesses casos não tendo mais do que 48 horas de vida, a não ser que seja alguma área amputável. Independente de como a pessoa morreu, a única forma de se evitar a transformação é estraçalhando o cérebro, seja com um tiro na cabeça, seja cortando a mesma com um machado.

Sistema de jogo
Sistema de jogo
Como dito o sistema de jogo de TWD – RPG é o Storyteller. O sistema Storyteller enfatiza a criação de histórias como prioridade. Os jogadores e o Narrador desenvolvem histórias com os personagens desenvolvidos, com um diferencial: Os personagens devem já ter uma história pronta antes do jogo começar (O Prelúdio). Para começar, os jogadores precisam desempenhar ações durante o jogo. Essas ações podem ser puramente interpretativas, todavia, pode se realizar testes.

Testes
Os testes no sistema Storyteller são feitos comparando pontos e dados. Cada ponto em uma característica equivale ao um d10 (dado de 10 lados) a ser jogado. Assim, por exemplo, um jogador com 3 pontos no atributo Força tem 3 dados para jogar com seu personagem em ações que envolvam força física. Normalmente uma jogada envolve a soma de características. Essa soma é feita de um Atributo com uma Habilidade. Ex: Para utilizar o porte físico para intimidar alguém usa-se, Força + Intimidação. (Força = Atributo Físico, Intimidação = Habilidade Talento).
Assim, usando o exemplo acima, se o jogador têm 3 pontos em Força e 2 em Intimidação, ele pode lançar 5 dados (3 de sua Força e 2 de sua Intimidação). A soma de dados de características distintas gera a chamada parada de dados. A parada de dados é jogada contra uma dificuldade pré-determinada pelo Narrador. Ainda usando o exemplo anterior o jogador jogaria seus 5 dados contra uma dificuldade dita 6 pelo narrador e tira os seguintes resultados: 6, 5, 7, 3, 8 e 3. A dificuldade determina que apenas os resultados iguais ou maiores que 6 serão considerados efetivos na realização da ação, assim temos que três resultados foram válidos (6, 7 e 8 ) que em termos de jogo são chamados sucessos, quanto mais sucessos num teste, mais bem sucedido o mesmo foi. A dificuldade é sempre um número entre 2 e 10 e um resultado 1 sempre subtrai um sucesso de maior numero, mesmo que a quantidade de sucessos fique negativa.

Falhas comuns e Falhas Críticas
A falha comum ocorre quando, num teste qualquer, nenhum dos dados rolados atinge ou passa a difilculdade estabelecida (resultando em nenhum sucesso) ou a quantidade de sucessos obtida é menor do que a exigida pelo narrador, logo o efeito almejado simplesmente não dá certo ou não acontece. A falha crítica ocorre quando além de não obter nenhum sucesso, os mesmos ficam em numero negativo (por consequencia da obtenção de "1" na rolagem). A falha crítica não gera apenas um efeito de não realização da ação, como também um efeito adverso e normalmente catastrófico para aquele que a concebeu. Se no exemplo anterior, o jogador não tivesse obtido nenhum sucesso e ainda tivesse tirado um resultado 1, além de não conseguir intimidar, o narrador poderia dizer que suas calças caíram e todos riram dele.

Características
Os personagens no sistema Storyteller são descritos por suas Características. São divididas em 3 tipos básicos: Atributos, Habilidades e vantagens.

Atributos
Envolvem as características pessoais dos personagens. Aquelas com as quais eles já nascem ou as desenvolvidas durante o crescimento. Os atributos são divididos em 3 tipos: Físicos, Sociais e Mentais.
 Físicos
Caracterizam-se na descrição do porte físico do personagem. São divididas em Força, Destreza e Vigor.
 Sociais
São as características de relacionamento dos personagens com a sociedade. São divididas em Carisma, Manipulação e Aparência.
 Mentais
São as capacidades intelectuais dos personagens. São divididas em Percepção, Inteligência e Raciocínio.

Habilidades
Envolvem todo o aprendizado, habitual e cultural do personagem. Todas as capacidades de ações se desenvolvem pelas habilidades dos personagens. Existem 3 tipos de Habilidades: Talentos,Perícias e Conhecimentos.

Vantagens
No The Walking Dead todos os personagens possuem habilidades especiais que lhe permitem diminuir o nível de dificuldade ou acréscimo de dados em teste de ações. Além disso, possuem virtudes que fazem com que mantenham sua humanidade em tempos difíceis como esses.

Vitalidade
O sistema de vitalidade é usado para determinar quão ferido ou saudável se encontra o personagem. É dividida em sete níveis que mostram o número de dados perdidos em testes por motivo do ferimento, em termos de jogo chama-se essas perdas de Penalidades.
 Escoriado: Sem penalidades.
 Machucado: -1 dado na parada total de dados.
 Ferido: -1 dado na parada total de dados.
 Ferido Gravemente: -2 dados na parada total de dados.
 Espancado: -2 dados na parada total de dados.
 Aleijado: -5 dados na parada de total de dados.
 Incapacitado: Inconsciente/imobilizado: Não pode executar nenhuma ação até que recupere ao menos um ponto de vitalidade.

Dano
Dano é marca da perda de vitalidade de um personagem. Geralmente, são causados pelo atributo Força do agressor, e absorvido pelo Vigor do alvo, (desde que seja feito teste de absorção). Existem 3 tipos de dano que podem ser causados aos personagens. O nível do dano, seja ele contusivo, letal ou agravado é determinado pelo número de sucessos do atacante subtraído do número de sucessos do defensor, se assim for possível.
 Contusivo: Ferimentos causado por socos, chutes, pancadas, cassetetes e martelos. São ferimentos superficiais, que causam menos penalidades que os outros tipos. Pode ser regenerado mais rápido do que qualquer outro tipo de dano, e é absorvível. Não mata se alcançar os 7 níveis. Caso seja, o ferimento precisam ser causados novamente, sendo considerados dano Letal. Representado pela letra C ao lado do nível de vitalidade perdido.
 Letal: Ferimentos que causam sangramento, cortes, queimaduras de 1º e 2º grau, perfurações por armas de fogo e quebra de ossos. Oferecem a penalidade típica apresentada pelos níveis sendo lentamente regenerado. Podem matar se causados 7 níveis de vitalidade. É representada pela letra L ao lado do nível de vitalidade perdido.
 Agravado: Ferimentos graves, mutilações, dilaceramento e queimaduras de 3º Grau constituem essa categoria de dano. É o forte tipo de dano causado, dificultando, e muito, a chance de recuperação de um personagem, sendo a forma mais rápida de matar alguém. Matam se causados 7 níveis de Vitalidade. É representada pela letra A ao lado do nível de vitalidade perdido.

Começando o jogo
Após ler as instruções de como funciona o jogo, você deve ir ao tópico de Inscrição de fichas e ver como criar sua ficha. Depois disso crie sua ficha e poste no espaço correspondente. Sua ficha será avaliada por nossos moderadores especializados nisso. Depois de aprovada a ficha é pedido um teste de interpretação para avaliarmos o seu nível de escrita. Vale lembrar que o RPG é um jogo interpretativo então não fuja dos detalhes, prezamos pela excelência. Após a aprovação do seu teste. Sua ficha será encaminhada para a cidade que você escolheu.
Quando iniciarmos os ciclos de narrações de missões coletivas você deve solicitar sua inscrição na missão através de MP para o narrador responsável no período determinado por ele e postado no tópico correspondente para esse fim. Caso você perca o período de inscrições ou se cadastrar no fórum após o período de inscrição, não se desespere. Ainda existem os modos de quests e as áreas de interação, e dependendo de seu desempenho o narrador pode incluí-lo na crônica.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Sistema de Jogo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Como criar sistema simples de calculadora
» Mukirana - Falha no Sistema ou Sacanagem?
» sistema de insinamentos de duel para novos players que acabam de entrar no jogo
» Sistema de escolha de classe por pictures.
» Jogo em Grupo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
RPG The Walking Dead :: Sistemas :: Sistemas-
Ir para: